terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cargos e Funções

DIRETOR DO CLUBE


O diretor do clube de desbravadores deve ser uma pessoa de maturidade e boa reputação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Deve ser um líder e ter feito o curso de Treinamento para Oficiais dos Desbravadores. Se ele não é um líder, deve-se tornar o quanto antes possível.
 O êxito e a moral de qualquer clube depende muito da liderança do Diretor do Clube, e para isso ele deve ser exemplo de espiritualidade, de destreza, prontidão, firmeza, amável, e disciplinado. Deve dar o exemple em vestir regularmente o uniforme de maneira completa.
 O diretor do clube deve estar vitalmente interessado em jovens e compreender com simpatia os problemas dos juvenis e dos adolescentes. Sua vida deve demonstrar o que Deus pode fazer na vida dos jovens.
Deve ser pesquisador e entusiasta, levar responsabilidade, ter avidez em reconhecer novos ideais e mostrar iniciativa em suas implementações. Deve ser hábil em trabalhar com seus docentes, assistir os conselheiros e professores que possa surgir nas Unidades ou Classes.

Seus deveres são:

1. Ser membro da comissão da igreja.
2. Manter ligação com o Pastor da igreja, dos jovens, ancião e convidá-lo para participar dos programas e eventos.
3. Manter contato com o líder dos jovens da Associação e enviar-lhe os relatórios.
4. Ser o presidente da comissão executiva dos desbravadores.
5. Presidir a reunião docente do clube, a menos que seja apontado para isto um diretor associado.
6. As atividades do clube estão debaixo de sua supervisão, devendo convocar, organizar e arranjar as reuniões do clube.
7. Liderar no planejamento total de todo o programa anual, e preparar um calendário de eventos, que será enviado a cada docente, desbravador e pais.
8. Ser responsável diante da comissão executiva em providenciar um programa completo para o clube através das seguintes atividades:

a. Tempo e lugar das reuniões.
b. Saídas Bimestrais.
c. Acampamentos.
d. Excursões ao campo e projetos de evangelização.
e. Investidura.
f. Finança, orçamento, taxas de matrículas, dívidas.
g. Disciplina.
h. Boletins e noticiários.

9. Ser responsável das reuniões docentes pelas reuniões regulares de planejamento, incluindo as seguintes atividades a assegurar que as várias comissões e pessoas são responsáveis no desempenho de suas implementações:

a. Abrir e encerrar as cerimônias.
b. Cultos.
c. Jogos e feiras.
d. Trabalho de classes, especialidades.
e. Organização de unidades, conselheiros e instrutores e seus deveres.


DIRETORES ASSOCIADOS



Não há limite estabelecido quanto ao número de diretores associados. Depende muito da quantidade de desbravadores no clube. Os diretores associados devem aceitar as incumbências designadas pelo diretor e também compartilhar nas responsabilidades de liderança no clube.
 Um diretor associado designado pelo diretor deverá assumir a presidência das reuniões na ausência do Diretor, ou mesmo ser o presidente das reuniões docentes a pedido do diretor.
 Os diretores associados deveriam ter as mesmas excelentes qualidades de liderança esboçada pelo diretor. O alto respeito e deferência deveria ser mostrado para com o Diretor e todos deveriam trabalhar em boa harmonia um com o outro.
Áreas a serem desempenhadas pelos associados:

1. Empreendimento de classe
2. Secretaria
3. Tesouraria
4. Jogos
5. Atividades de Acampamentos
6. Especialidades e experimentos criativos
7. Música
8. Equipamento
9. Natureza
10. Capelão - culto
11. Transporte
12. Eventos especiais - bimestrais - excursões pelo campo, etc.
13. Atividades Missionárias
 14. Relações Públicas


 SECRETÁRIO DO CLUBE


O secretário do clube de desbravadores é geralmente diretor associado, mas pode também ser escolhido dentre os membros docentes. O secretário será responsável em conservar todos os relatórios, além dos que são guardados pelo tesoureiro.
 Em clubes pequenos o trabalho de secretário e tesoureiro pode ser desempenhado por um só indivíduo.
Um secretário bem organizado e eficiente pode ser de um valor inestimável para o clube de desbravadores.
 Seus deveres são:
1. Supervisionar os relatórios das unidades feitos pelos secretários da unidade e transferi-los para o registro individual dos desbravadores.
2. Registrar todos os pontos e deméritos sobre uma folha de anotação permanente.
3. Colocar a lista de pontos acumulados pelas unidades num mural pelo menos uma vez por mês.
4. Manter o diretor informado dos pontos alcançados na Associação pelas realizações do clube.
5. Notificar o diretor quando um desbravador falta habitualmente (sem apresentar exclusas), ou negligência em usar o uniforme.
6. Ser o responsável em conservar um mural bem atrativo, modificando frequentemente.
7. Responsabilizar-se por todos os suprimentos e relatórios da Associação.
8. Cuidar de toda correspondência do diretor.
9. Ser o responsável pela biblioteca do clube, cuidando de todos os livros e revistas tirados pelos membros docentes e desbravadores.

TESOUREIRO DO CLUBE


O tesoureiro do clube de desbravadores é geralmente um diretor associado, contudo, pode ser escolhido entre os docentes. É importante que o tesoureiro trabalhe bem achegado ao diretor do clube e do tesoureiro da igreja, colocando os dois bem informados das despesas do clube e dos fundos em reservas.
 Em clubes pequenos as funções de tesoureiro e secretário podem ser levados por uma mesma pessoa, sendo um programa mais eficiente quando estão separados. O tesoureiro necessita ser um indivíduo que manuseie os fundos do clube com retidão e grande cuidado.
 O ideal seria se o tesoureiro fosse escolhido tendo em vista alguém que tenha tido experiência em contabilidade.
Um tesoureiro consciencioso e de influência pode ajudar o clube a usar os seus fundos de maneira sábia. Manterá a comissão da igreja bem informada das entradas e despesas e também das necessidades do clube. Isto garantirá uma disposição mais favorável por parte da igreja em tempo de necessidade.

Seus deveres são:

1. Contabilizar todos os fundos com taxas de matrícula e de membro, dívidas, ofertas, doações, levantamento de fundos, trabalhos cobrados, etc.
 2. Transferir fundos para o tesoureiro da igreja para guardar com reserva.
 3. Conservar de maneira acurada as entradas e despesas, listando todas as entradas e saídas, discriminado-as brevemente e datando.
4. Guardar todos os recibos, notas e faturas de despesas arquivando-as cuidadosamente em envelopes ou pastas, mensalmente.
 5. Ter os livros de contabilidade e os recibos, notas e faturas tudo pronto para inspeção e apresentação pelo diretor, tesoureiro da igreja, comissão executiva dos desbravadores ou a um pedido da comissão da igreja.
 6. Desembolsar fundos quando recomendado pela comissão executiva através do diretor ou outra pessoa assinando, dando autorização e assegurando que todas as outras estão sendo prontamente cuidadas.
 7. Tirar pequenas somas do fundo reserva dos desbravadores guardado com o tesoureiro da igreja.
 8. Esteja pronto para levantar fundos em algum projeto e conservar um relatório acurado.
 9. Manter um recorde dos itens que saíram ou entraram num projeto de levantar fundos.
 10. Coletar fundos para uniformes e equipamentos.
 11. Coletar taxas para acampamentos e viagens pelo campo.
 12. Assegure-se de que todo fundo pedido tenha a fatura ou nota para que possa ser arquivada.


CAPELÃO DO CLUBE



O capelão do clube desempenha uma atividade muito importante, liderando e providenciando oportunidades para o desenvolvimento espiritual, cooperação e dedicação entre os desbravadores e docentes.
 O capelão deve ser um membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em boa harmonia com as normas da igreja onde é organizado o clube. Ele ou ela pode ser um diretor associado ou outro membro docente, ou da igreja, ou o pastor dos jovens, ou um ancião.
 Ele ou ela deve ter a habilidade para organizar, bem como liderar efetivamente as atividades espirituais do clube.

 Seus deveres são:

 1. Deve usar uniforme.
 2. Aconselhar e trabalhar bem de perto com o diretor do clube na preparação das atividades espirituais.
 3. Organizar os períodos devocionais e os oradores e os grupos periódicos de oração.
 4. Organizar e liderar o trabalho missionário em cooperação com o Diretor.
 5. Selecionar indivíduos para fazer as orações nas reuniões e atividades do clube.
 6. Arranjar as devoções, atividades da Escola Sabatina, culto de sábado e programas à tarde em acampamentos, etc.
 7. Trabalhar ligado com o diretor e pastor em estabelecer o dia do desbravador, investidura e serviço de culto.
 8. Agir como um conselheiro espiritual trabalhando em especial com os conselheiros de unidade.
 9. Conhecer todos os membros pessoalmente dos desbravadores e docentes encorajando-os a ter um bom relacionamento com o Senhor.
 10. Mostrar uma experiência cristã equilibrada participando das atividades seculares do clube.


INSTRUTORES


Instrutores são pessoas que ensinam especialidades específicas ou disciplinas como Bíblia, crescimento pessoal, trabalhos ao ar livre, especialidades e outros manuais.
 Instrutores podem ser tirados do corpo docente regular do clube de desbravadores. Por outro lado, podem ser especialistas escolhidos da igreja ou comunidade para ensinar disciplinas específicas. Estes instrutores podem ou não ser membros da igreja. Devem ser considerados como docentes temporários.
 Devem estudar cuidadosamente o curriculum de classe e as exigências das disciplinas, especialidades ou outras artes manuais, a ser ensinados, antes de introduzi-las nos desbravadores. Um instrutor deve trabalhar em cooperação mútua com o coordenador das classes JÁ, ou outro setor, para assegurar que as exigências dos desbravadores estão sendo cumpridas.
Instrutores de Classes
Instrutores de Especialidade
Instrutores de Ordem Unida


CONSELHEIRO DE UNIDADE


O conselheiro é o líder da unidade de 6 a 8 meninos ou meninas. Homens lideram os meninos e mulheres as meninas. Os conselheiros têm uma posição chave no clube, porque eles têm o contato mais direto com os desbravadores.
 Os conselheiros são escolhidos entre os membros batizados da igreja Adventista do Sétimo Dia, onde o clube é organizado. Devem ser convertidos a cristãos dedicados. Devem estar dispostos a aprenderem, crescerem e ampliarem seus conhecimentos em artes, trabalhos manuais e natureza, para que possam ajudar a expandir o conhecimento dos membros de sua unidade, e dar um bom exemplo no espírito e conduta.
 Os conselheiros devem sempre estar com sua unidade quando ela funciona como unidade dos desbravadores, a menos que um conselheiro assistente possa substituí-lo. Durante o período de classe ou outra atividade, a sua unidade fica dispersa entre vários grupos, e neste tempo eles estão sob a supervisão dos instrutores de classe.
Os conselheiros devem estar bem familiarizados com os membros de suas unidades, e participar de todas as atividades, ganhando assim a simpatia deles. Devem familiarizar-se com seus pais e as condições onde vivem. É de bom alvitre que os conselheiros planejem uma atividade fora do período do clube, com suas unidades sendo, porém, autorizado, pelo diretor do clube.
 Os conselheiros devem defender as normas e princípios do clube permanentemente. Devem também, trabalhar em completa harmonia com os oficiais do clube, e dispostos a servirem a desempenhar qualquer dever quando chamado.

Seus deveres são:

1. Tomar conta e liderar ou ensinar uma unidade ou classe, trabalhando ou permanecendo com eles durante todos os programas.
 2. Encorajar, ensinar e testar as atividades de classe para conseguir uma investidura de êxito.
 3. Dar um bom exemplo de destreza, assistência, pontualidade, uniforme, etc.

4. Marchar e trabalhar com as unidades.
 5. Desenvolver uma compreensão feliz e amizade dentro da unidade.
 6. Ajudar os membros com algum problema se aparecer e manter a direção informada (respeitando a confidencialidade).
 7. Encorajar a todos os membros a participar de todas as atividades.
 8. Participar nos acampamentos, providenciando todos os detalhes com diretores associados e com os membros.
 9. Assistir as reuniões das comissões docentes.
 10. Notificar ao diretor com antecedência de sua impossibilidade de assistir a reunião do clube.

 CONSELHEIRO ASSOCIADO


O conselheiro associado é frequentemente um líder (com mais de 16 anos) ou uma outra pessoa jovem que tenha concluído as classes JA, mas que deseja continuar e ajudar no clube.
 Os conselheiros associados devem possuir as mesmas qualidades dos conselheiros de unidade e ter o desejo de aprender para se tornar um líder.

Seus deveres são:

1. Trabalhar sob a direção de conselheiro adulto.
 2. Participar nas unidades e atividades do clube.
 3. Aceitar as responsabilidades dadas pelos conselheiros.
 4. Ser responsável pela unidade quando o conselheiro se ausentar.
 5. Assistir as comissões docentes.
 6. Dar um bom exemplo de destreza, presença, pontualidade, uniforme, etc.
 7. Marchar e trabalhar com as unidades.
 8. Participar nos acampamentos e saídas.

Videos

Cerimônia de Investidura de Lenço

domingo, 29 de janeiro de 2012

Fotos



Membros da Diretoria do Clube Universo

Dione Monteiro
Cargo: Diretor 


Alexandre Marinho
Cargo: Diretor Associado


Tereza
Cargo: Diretorora Associada




Josilene Carneiro
Cargo: Secretária



Tatiane Gomes 
Cargo: Tesoureira




Helenice
Cargo: Capelã

Weslley Torres
Cargo: Conselheiro



Diesca Monteiro 
Cargo: Conselhereira


























sábado, 28 de janeiro de 2012

Ideais

VOTO

“Pela graça de Deus
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a Lei dos Desbravadores,
Serei um servo de Deus
E um amigo de todos.”
“Serei puro, bondoso e leal” e “servo de Deus e amigo de todos” é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica.
LEI

A Lei dos Desbravadores ordena-me:

Observar a Devoção Matinal.
Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia.
Cumprir fielmente a parte que me corresponde.
Pelo poder de Deus ajudarei os outros e farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver.
Cuidar do meu corpo.
Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física.
Manter a consciência limpa.
Não mentirei, roubarei ou enganarei. Aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos.
Ser cortês e obediente.
Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas associações com os outros.

Andar com reverência na casa de Deus.
Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente.
Ter sempre um cântico no coração.
Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros.
Ir aonde Deus mandar.
Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez.
ALVO

A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração.
Meu compromisso é mostrar Cristo para o maior número de pessoas, sem perda de tempo, ajudando-os a prepararem-se para Sua volta.
LEMA

O Amor de Cristo me motiva.
É o amor de Cristo que me motiva a ser uma pessoa melhor, e também ajudar meus amigos para isso.

OBJETIVO

Salvar do pecado e guiar no serviço.

VOTO À BÍBLIA

Promedo fidelidade à Bíblia, sua mensagem de um Salvador, crucificado ressurreto e prestes a vir, doador de vida e liberdade à todos que nEle crêem.

Emblemas

O Clube de Desbravadores é um programa mundial, organizado e dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Oferece um amplo ciclo de aprendizado experimental para os juvenis entre 10 e 15 anos, e é operado pela Igreja Adventista local, sob a direção e controle do líder da juventude da Associação local.

A bandeira dos Desbravadores 

O Clube de Desbravadores tem uma bandeira, sendo considerada como emblema do mesmo. A bandeira deve estar desfraldada nos programas e atividades dos desbravadores locais ou da Associação.
Henry Bergh, Diretor de Jovens da Associação Central da Califórnia, desenhou a bandeira dos desbravadores em 1948. Os quadrados azuis significando lealdade e coragem enquanto dois quadrados brancos representando a pureza. O emblema dos desbravadores, que se encontra no meio da bandeira, colocava uma interpretação diferente daquela dada por Hancock. A espada representava a palavra de Deus e o escudo a verdade.

A bandeira do Clube de Desbravadores tem 90cm de altura por 135cm de largura. No meio da bandeira encontra-se uma insígnia A1 dos desbravadores (conforme descrita no Regulamento do Uniforme), medindo 30cm de altura por igual medida de largura.

Divide-se em 4 partes. Ao olhar para a bandeira o observador notará que as partes superior direita e inferior esquerda são brancas; as partes superior esquerda e inferior direita são azuis. O nome do Clube deve aparecer em letras destavadas na parte inferior direita.

Bandeira do Clube de Desbravadores

Este é o símbolo que representa o Clube de Desbravadores. Apresenta a inscrição DESBRAVADORES na parte superior do triângulo, e a inscrição CLUBE abaixo do escudo com a espada. Em 1946, o Pr. John Hancock acrescentou um novo item no Clube de Desbravadores desenhando o emblema do desbravador. Este símbolo contém em seu desenho os seguintes significados:

Três lados 
Sendo um triângulo equilátero, o símbolo significa a “Plenitude da Trindade”: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, aos quais adoramos e servimos.

O símbolo também significa o
 “Tripé da Educação”, no qual está centrado todo o programa do Clube de Desbravadores: Mental (Especialidades, Classes, Honras, Trabalhos Manuais, etc.), Físico (Acampamentos, Passeios, Olimpíadas, etc.) e Espiritual (Ano Bíblico, Atividades de Testemunho, etc.) E por fim, também significa nossa “Cidadania e Lealdade”, pois servimos a nosso Deus dos Céus e da Terra, à nossa Pátria, e a nosso próximo, entre os quais, nossa família e nossa Igreja.



 Escudo
O escudo significa proteção.Na Bíblia, Deus é frequentemente chamado de “Escudo de Seu Povo”. “Não temas, Eu sou teu escudo.” Gênesis 15:01 “Embaraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.“ Efésios 06:16

Espada
A espada representa a Bíblia. A espada é usada na guerra. Uma batalha sempre é ganha na ofensiva. Estamos numa batalha contra o pecado e a nossa arma é a Palavra de Deus. A espada do Espírito é a Palavra de Deus. (Ver Efésios 06:17)

Vermelho
A cor vermelha representa o sacrifício de Cristo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deu seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 03:16 “Rogo-vos pois, irmãos... que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.” Romanos 01:12

Ouro
A cor ouro representa a excelência. O Clube de Desbravadores tem normas elevadas para formar caráter fortalecidos para o Reino dos Céus. “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para enriqueceres.” Apocalipse 03:18

Branco
O branco significa pureza. Desejamos ter a pureza e a justiça da vida de Cristo em nossa vida. “O vencedor assim será vestido de vestiduras brancas.” Apocalipse 03:05

Azul
O propósito do Clube de Desbravadores é de ajudar a ensinar-nos a sermos leais para com nosso Deus, nossa Pátria, nossos parentes, nossa Igreja, enfim, nosso próximo.

Outros emblemas

Globinho
O globinho representa a organização mundial dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Contém o emblema A2 sobre um fundo da cor do uniforme.



Octógono
Representa a liderança dos Desbravadores e que o líder está credenciado internacionalmente com autoridade para participar nas cerimônias de investidura. É uma figura equilátera, com 8 lados, tendo o mapa-múndi ao centro emoldurado por seis estrelas douradas que simbolizam as Classes Regulares.



O bandeirim da unidade 
Cada unidade terá um bandeirim. Este medirá 55cm de largura e 26cm de altura no lado do mastro, devendo estreitar-se do lado oposto para obter-se o efeito da bandeirinha. Será de cor branca, com borda de cor azul de 4mm.Uma faixa de tecido azul de 10cm de largura deverá ser aplicada em toda altura no lado do mastro, onde será escrito, verticalmente, o nome da Unidade.A insígnia A1 dos Desbravadores medindo 10 x 10cm deverá ser colocado a 7,5cm abaixo da borda superior do bandeirm, na minha entre o tecido branco e o azul.O símbolo da Unidade, representando graficamente as características do seu nome, será colocado no centro da parte branca do bandeirim, não podendo exceder as medidas de 12,5 x 12,5cm.


Compilado da apostila “BANDEIRAS & BANDEIRINS”, preparado pela UCB, em 1999 e
“MANUAL DOS DESBRAVADORES”, Vol. 1, Administração do Clube, Casa Publicadora Brasileira

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Coupons